Estudo das velocidades de veículos envolvidos em colisões por meio de análise das deformações mecânicas de peças estruturais

Autores

  • Melquizedec Arcos Rodrigues
  • Inácia Oliveira de Azevedo
  • Valério Urbano da Silva Neto

Palavras-chave:

Tensão e deformação mecânicas, Cálculo de velocidades, Colisões veiculares, Crash Tests.

Resumo

Este trabalho consiste descrever um método de cálculo de velocidade de veículos envolvidos em acidentes de trânsito por meio da análise de deformações mecânicas em peças diversas desses veículos. O método não é inédito no mundo, mas no Brasil os estudos estão em fase embrionária, sendo aplicado alguns métodos como o da conservação de energia total e o da conservação da quantidade de movimento, mas em ambos as deformações das peças não são levadas em consideração, embora considerável parte da energia ou da quantidade de movimento sejam utilizadas para se causar a deformação em si.  Alguns autores descrevem em seus trabalhos científicos cada um desses métodos para se calcular velocidade, mas não levam em consideração, por exemplo, o momento de inércia de cada um dos veículos, quando consideram o fazem como estimativa a ser acrescentada no cálculo das velocidades de cada um dos veículos as avarias observadas nos veículos, mas deixa de levar em conta as deformações mecânicas ocorridas nas estruturas deles. O objetivo desse é a análise de deformações em peças estruturais de veículos automotores envolvidos em acidentes de trânsito e uma possível maneira de se determinar ou estimar a velocidade de tráfego de cada um dos veículos antes da colisão. Esse estudo vem aplicar o conhecimento sobre deformações mecânicas na prática de cálculo de velocidades de colisão em acidentes de trânsito, no campo da engenharia forense, e com isso, procurar apontar, em muitos casos, o verdadeiro causador da infração de excesso de velocidade, ou um cálculo mais aproximado do verdadeiro valor de velocidades dos veículos envolvidos numa colisão.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenIengineering-050

Publicado

2024-05-08