Didática e metodologias aplicadas ao ensino das relações étnico raciais no Brasil

Autores

  • Roseane Santos Mesquita
  • Maria Vitória Santos Fontes

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Educação inclusiva, Relações étnico raciais.

Resumo

A formação docente, em seu escopo, prescinde da compreensão metodológica para com as práticas pedagógicas, no que tange aos temas transversais como gênero, raça e etnia, pontuando a diversidade e diferenças presente nos seres humanos, para que a troca de conhecimento no e para além do espaço escolar, ocorra de modo a fortalecer o exercício da cidadania na perspectiva de um modelo educacional inclusivo. A diversidade para essa formação, necessita do conhecimento da história de composição do território brasileiro pelos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, respeito a cultura e a organização que esses grupos étnicos estabelecem socialmente, e como eles foram aglutinados a partir dos seus processos colonizadores.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-129

Publicado

2024-03-27