A matemática e a língua portuguesa: Uma proposta de leitura e interpretação de problemas matemáticos

Autores

  • Aline Picoli Sonza

Palavras-chave:

Matemática, Língua Portuguesa, Raciocínio lógico.

Resumo

Sabe-se que existe um número significativo de alunos que apresenta dificuldades na resolução de problemas matemáticos. Isso pode ser explicado por muitos fatores, mas o que se verifica com frequência é que o maior desafio está na leitura e interpretação da situação proposta. Baseado nisto, foi elaborado e implementado um mini curso que, unindo as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, se dedicou a trabalhar com leitura e compreensão de textos matemáticos, principalmente, em questões envolvendo raciocínio lógico, a fim de desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto que auxiliem na resolução de problemas. Questões envolvendo raciocínio lógico nem sempre fazem parte do currículo das disciplinas de matemática ou língua portuguesa, entretanto, são questões amplas que possibilitam debates e análises sob diversos aspectos, trabalham com habilidades específicas de leitura e interpretação e, ainda, podem ser relacionadas à realidade do estudante. Na matemática as atividades que apresentam textos envolvem a relação entre as duas linguagens: palavras e símbolos matemáticos e, atualmente, é comum encontrar questões contextualizadas, com enunciados mais extensos que exigem atenção, concentração e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. Por isso a proposta que integra as duas áreas assumiu um papel importante na formação dos estudantes do ensino médio.  O mini curso foi ofertado no contraturno das aulas regulares dos alunos, com 20 vagas disponibilizadas, em dois encontros nos quais foram abordados questões desafio, textos e discussões, charadas e, ao final, aplicação de um questionário para avaliação.  Ao trabalhar com a metodologia de resolução de problemas por meio de textos e de questões de raciocínio lógico, percebeu-se que os alunos desenvolveram algumas habilidades de leitura e interpretação o que facilitou a resolução de problemas matemáticos.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-098

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Publicado

2024-03-25