O ensino de educação física por projetos e sua aplicabilidade na educação de jovens e adultos presos no Brasil

Autores

  • Rogério Nazário de Oliveira
  • Eudes Pedro
  • Normando José

Palavras-chave:

Ensino de educação física por projetos, Educação de jovens e adultos, Metodologias ativas de aprendizagem, Educação prisional.

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre a o ensino da Educação Física por projetos e sua aplicabilidade na Educação de Jovens e Adultos presos, visto que, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, composta maioritariamente por pobres, pretos e pardos, pessoas que vivem nas regiões periféricas e do grupo LBTQIA+. Tem o objetivo de identificar como essa abordagem pedagógica orientada para a disciplina Educação Física pode contribuir, desenvolver e enriquecer a aquisição de conhecimentos dos estudantes da Educação de Jovens Adultos (EJA), no âmbito do sistema prisional brasileiro. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada no período de novembro de 2023 a janeiro de 2024. A pesquisa foi fundamentada em referências de livros, artigos, monografias, dissertações e teses e em autores como Foucault (1987), Arroyo (2006), Mazur (2015), Onofre (2016), Miranda (2016), Mattar (2017), Costa (2020), dentre outros, que nortearam o arcabouço teórico do tema em debate. Na perspectiva do que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), espera-se que o aluno oriundo da EJA possa ter autonomia e usufrua de um conjunto de conhecimentos adquiridos na escola, reconhecidos como necessários para a inserção no mundo do trabalho e preparo para o exercício da cidadania, mesmo em locais com condições desfavoráveis. Diante disso, usar metodologias ativas que incluam o ensino de Educação Física por projetos, possibilitará a adoção de práticas que permitirá ao estudante uma melhor participação no processo de aprendizagem, delegando ao aluno da EJA preso à possibilidade de construir a sua singular base de saberes. Na condição de recurso pedagógico que atende às Diretrizes Curriculares da Educação Básica, o ensino por projetos é uma metodologia ativa que propõe a atividade prática como ferramenta e visa a aquisição de conhecimentos, habilidades e valores, sob a orientação do professor de Educação Física. Os resultados indicam que a aprendizagem de Educação Física alicerçada em atividades instrucionais do ensino por projetos, pode engajar os estudantes da EJA encarcerados a se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento, que é o elemento chave para o exercício da cidadania, bem como, da sua almejada ressocialização.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-069

Publicado

2024-03-22