Diário afetivo como ferramenta de avaliação na educação física

Autores

  • Ana Regina Leão Ibiapina Moura
  • Ludimilla Esteffane Sousa Noleto

Palavras-chave:

Educação física, Diário afetivo, Avaliação.

Resumo

Escrever a experiência permite reorganizar as ideias e auxilia a fazer reflexões. O desenvolvimento afetivo se dá paralelamente ao cognitivo, assim, é importante para a cognição na sala de aula a afetividade com os colegas, professores e os conteúdos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre a utilização do diário afetivo como ferramenta de avaliação nas aulas de educação física. No ano de 2023, no Instituto Federal de Educação do Maranhão, campus Presidente Dutra, na turma do 2º ano do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio foi proposto a escrita de um diário afetivo pelos discentes. A turma é composta por 34 alunos, destes, 67,7% (n=23) fizeram a apresentação do diário afetivo no final do ano letivo. A finalidade foi o registro e autoavaliação das vivências em cada aula e/ou conteúdo proposto nas aula de educação física. Os conteúdos trabalhados foram: oficinas de jogos (eltrônicos, indígenas, motores, cognitivos e sensoriais), dança (construção coletiva de coreografia, festas juninas) ginástica (elementos, tipos, apresentações) e eventos esportivos. Além do registro, os discentes foram chamados a relatar suas emoções em cada prática. O diário afetivo permite criar possibilidades de construção de conhecimento em coletividade e pode fortalecer as relações interpessoais no ambiente escolar. Dessa forma, foi possível observar, com a produção dos diários afetivos, relatos positivos quanto ao alcance de conhecimento e fortalecimento de vínculos. Ademais houve ganho de aprendizagem diante de situações como derrotas em jogos, falta de estrutura, equipamentos e resolução de problemas. O diário afetivo contribui para uma educação crítica, com partilha de saberes e que espelhe na autonomia do ensino-apendizagem. Assim, a experiência com a utilização do diário afetivo como ferramenta de avaliação nas aulas de educação física foi satisfatória e espera-se que este trabalho contribua para novas experiências ou estudos relacionados.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-065

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Publicado

2024-03-22