As tiras no ensino fundamental: A multimodalidade contribuindo para construção de sentido

Autores

  • Neide Araujo Castilho Teno
  • Nádia Bentos Gonçalves

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Multimodalidade, Construção de sentido, Ensino fundamental.

Resumo

O texto que ora apresentamos tem relação com um projeto de pesquisa maior que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLETRAS), de uma Universidade Publica envolvendo o ensino fundamental e aspectos relacionados com a multimodalidade e a leitura. Realizamos um recorte do projeto para este estudo com o fito de apresentar as tiras como um gênero textual marcado pela multimodalidade dialogando para a construção de sentidos. Como pressupostos teóricos, recorremos aos estudos de Vergueiro (2004), Rama (2016), Dionísio e Vasconcelos (2013), Rojo (2012), Menezes De Sousa (2007), entre outros. Como metodologia utilizou se de estudos teóricos sobre às concepções de leitura e produção de textos multimodais em sala de aula, cujos textos (tiras) consistiu em o corpus de análise. Os resultados do estudo versaram sobre a relevância do gênero tiras e a importância da multimodalidade para compreensão de sentido.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-039

Downloads

Publicado

2024-03-22