Educação a Distância (EAD) nos anos iniciais do Ensino Fundamental frente às práticas pedagógicas com ênfase na neurociência

Autores

  • Daniele Almeida Duarte
  • Sara Maria de Jesus Santos

Palavras-chave:

EAD, Neurociência, Práticas docentes.

Resumo

A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância (EAD) nos anos iniciais do ensino fundamental, que foi o foco desse estudo. As neurociências contribuem para educação a distância, pois os conhecimentos atuais acerca do neurodesenvolvimento e o funcionamento do complexo cérebro-mente auxiliam na compreensão de como se aprende. A aquisição de conhecimentos de neurociências habilita o professor a motivar, a ensinar e a avaliar o seu aluno num formato compatível com o funcionamento cerebral. Objetivo é investigar as práticas docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a sociedade informacional, para aprendizagem autônoma e significativa; através do estudo de caso. Assim como, destacar a importância das neurociências do sistema de Educação a Distância (EAD) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica bibliográfica, por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar das subjetividades dos autores utilizados e exploratória, por investigar o fenômeno “Educação a Distância (EAD) nos anos iniciais do Ensino Fundamental frente às práticas pedagógicas” aproximando da comunidade científica, destinado a uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede particular em Campos dos Goytacazes/ RJ. A partir deste estudo, pode-se concluir que: a aprendizagem é decorrência da neuroplasticidade; o cérebro humano não finaliza seu desenvolvimento, mas reestrutura-se, reorganiza-se constantemente; ideias novas sobre a cognição e o desenvolvimento podem dar novas direções para a educação; a neuroeducação é uma proposta que vem crescendo e se constituindo num campo e intersecção entre educação e neurociência.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-005

Downloads

Publicado

2024-03-22