e-ISSN: 2675-5211



Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290 São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Seven Publicações Ltda
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenevents.com
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

CURRÍCULO MULTICULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SUA CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO

da Silva MLCS;
Fregadolli AMV;
de Barros BS;
Costa MLS

Márcia Lucia Costa da Silva da Silva

Andrea Marques Vanderlei Fregadolli

Betijane Soares de Barros

Marta Lucia Silva Costa


Resumo

DOI: https://doi.org/10.29327/223013.4.1-1

 

Introdução: Em uma escola inclusiva, há um compromisso com a formação integral de todos os alunos, visando levá-los a uma análise crítica sobre a sociedade em que se insere, criando caminhos para superar as desigualdades sociais e de aprendizagem. Para isso, é importante refletir acerca do modo como as políticas curriculares devem estar organizadas para agregar a ideia de inclusão. Objetivo: analisar a questão multicultural no currículo escolar a fim de compreender as abordagens e perspectivas para os povos indígenas. Metodologia: revisão bibliográfica do tipo sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 30 artigos que contemplaram três categorias: a construção de um currículo sob a perspectiva da multiculturalidade; a Lei nº 11.645/2008 e a inserção da temática indígena no currículo escolar; a educação musical inclusiva e o respeito às diferenças: uma possibilidade para o ensino das músicas indígenas. Conclusão: A adaptação curricular sob a perspectiva multicultural não é uma resposta automática à identificação de determinadas necessidades educativas especiais. Trata-se, na verdade, de um processo que deve ser pensado e programado seguindo uma ordem a qual corresponde à organização do trabalho cooperativo baseado no currículo regular.


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática

  • Márcia Lucia Costa da Silva da Silva
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
  • Betijane Soares de Barros
  • Marta Lucia Silva Costa

1 2 > >>