O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autores

  • Marta Lúcia Silva Costa
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli

Resumo

Introdução: A criança está em fase de constante aprendizagem sobre o mundo em que está inserida, é um ser que depende do cuidado dos adultos para sobreviver e precisa se adaptar ao que solicita a sociedade. Trazendo essa realidade para a educação infantil indígena entende-se que essa criança possui uma capacidade de entendimento diferenciada e é de grande importância para o professor respeite o tempo que ela precisa para aprender, pois assim, reconhecendo a realidade dos seus alunos o professor fará um planejamento a partir dos problemas encontrados, realizando uma avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: analisar a concepção da ludicidade a fim de compreender os caminhos construídos para essa prática na educação infantil indígena. Metodologia: revisão sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 30 artigos que contemplavam a relação entre a ludicidade e educação infantil indígena. Assim, com a análise dos trabalhos científicos investigados obteve-se as seguintes categorias: a utilização da ludicidade como recurso pedagógico na sala de aula; a educação da criança indígena; a ludicidade na educação infantil indígena. Conclusão: é importante utilizar a ludicidade como recurso pedagógico na educação infantil indígena, uma vez que ela supre a necessidade da curiosidade e descoberta que a criança possui. Considerando que esta utilização, quando trabalhada de forma adequada, pode ser fundamentada tanto na formação educativa, quanto na formação cultural da criança indígena, entende-se que esta prática se torna, indiscutivelmente necessária no processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

Costa, M. L. S., & Fregadolli, A. M. V. (2024). O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA. Revista Sistemática, 2(1), 104–134. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4547