Análise microestrutural e mecânica da soldagem GMAW por curto-circuito em aços dual phase DP1000 para aplicações automotivas
Palavras-chave:
GMAW, Microstructure, Conventional Short Circuit, DP1000, WeldingResumo
O artigo investiga métodos de soldagem aplicados a aços Dual Phase (DP), com ênfase na classe DP1000, voltados para a indústria automotiva. Os aços DP, conhecidos por sua alta resistência mecânica devido à sua microestrutura específica, são atrativos para a fabricação de veículos mais leves, resistentes e seguros. O método de soldagem escolhido foi o GMAW por curto-circuito convencional, devido à sua eficiência e baixo custo. A caracterização utilizou técnicas avançadas de microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura com EDS, EBSD, além de ensaios de tração e dureza. As análises microestruturais utilizando microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e EBSD confirmaram a presença de ferrita, martensita e, ocasionalmente, austenita no metal base, conforme especificado pelo fabricante do aço DP1000. A zona fundida (ZF) apresentou variações na dureza, com valores próximos à zona termicamente afetada (ZTA) devido à descarbonetação e à presença de elementos de liga no aço. As análises microestruturais dos cordões de solda por MEV identificaram ferrita proeutetóide, martensita e austenita retida. As modificações nas propriedades microestruturais e mecânicas observadas não comprometeram as características essenciais do material, confirmando que o processo GMAW por curto-circuito se mostrou adequado para aplicações na indústria automotiva.
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Copyright (c) 2024 Elizângela de Macêdo Brito, Ângela Maria de Arruda, Ayrton de Sá Brandim, Daiany Jacinta de Carvalho, Luiz Gustavo Mafra de Ávila, Louriel Oliveira Vilarinho, Diandro Bailoni Fernandes, Edimundo Beneletti Filho, Daniel Dominices Baia Gomes de Souza, Joyce Antunes da Silva, Henrique Nardon Ferraresi, Tadeu Messias Donizete Borga

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