A PRÁTICA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Sebastião Tumitângua
  • Cremilda Domingos Tch. Wp. Domingos
  • Daniel Nicolay Chitata

Palavras-chave:

Prática de campo, Consciência ambiental

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem nos dias actuais, tem encontrado muitos desafios, sejam elas a falta de interesse dos alunos, o uso de métodos e técnicas ineficientes ou o despreparo dos professores que resulta em uma aprendizagem insatisfatória dos alunos. Por esta razão a prática de campo pode ser uma opção para elevar os níveis motivacionais dos alunos e favorecendo uma aprendizagem mais significativa às novas gerações, a fim de que possam ser portadoras de uma cultura de mudança que faça realidade o desenvolvimento humano sustentável. O  presente artigo apresenta uma investigação Descritiva, com um modelo de metodologia quantitativo-qualitativo, para concretização da investigação empregou-se os métodos a nível teóricos, empíricos e matemáticos estatísticos. Para a recolha de dados foi utilizado, aplicação de entrevista aos professores e inquéritos aos alunos em forma de questionário aos alunos. Mediante ao diagnóstico apresentou-se uma proposta de de trabalho de  para melhorar o problema, para permitir ao aluno atingir uma compreensão do solida sobre a hidrografia local, ao qual possibilita o estabelecimento de relações lógicas entre os objectos e fenómeno através das regularidades geográficas, estimula a actividades mental dos alunos e desenvolve uma actividade independente e também aprendizagem significativa.

O desenvolvimento das aulas de campo nos estudantes que se preparam como professores é fundamental para sua futura profissão, o que constituiu uma preocupação dos diferentes especialistas do processo de ensino-aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-062

Publicado

2025-06-23

Como Citar

A PRÁTICA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL. (2025). Seven Editora, 1077-1096. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7367