A PRÁTICA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Prática de campo, Consciência ambientalResumo
O processo de ensino-aprendizagem nos dias actuais, tem encontrado muitos desafios, sejam elas a falta de interesse dos alunos, o uso de métodos e técnicas ineficientes ou o despreparo dos professores que resulta em uma aprendizagem insatisfatória dos alunos. Por esta razão a prática de campo pode ser uma opção para elevar os níveis motivacionais dos alunos e favorecendo uma aprendizagem mais significativa às novas gerações, a fim de que possam ser portadoras de uma cultura de mudança que faça realidade o desenvolvimento humano sustentável. O presente artigo apresenta uma investigação Descritiva, com um modelo de metodologia quantitativo-qualitativo, para concretização da investigação empregou-se os métodos a nível teóricos, empíricos e matemáticos estatísticos. Para a recolha de dados foi utilizado, aplicação de entrevista aos professores e inquéritos aos alunos em forma de questionário aos alunos. Mediante ao diagnóstico apresentou-se uma proposta de de trabalho de para melhorar o problema, para permitir ao aluno atingir uma compreensão do solida sobre a hidrografia local, ao qual possibilita o estabelecimento de relações lógicas entre os objectos e fenómeno através das regularidades geográficas, estimula a actividades mental dos alunos e desenvolve uma actividade independente e também aprendizagem significativa.
O desenvolvimento das aulas de campo nos estudantes que se preparam como professores é fundamental para sua futura profissão, o que constituiu uma preocupação dos diferentes especialistas do processo de ensino-aprendizagem.
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