O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jérbeson Costa Nunes
  • Francisco Eteval da Silva Feitosa

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Teoria dos Campos Conceituais, Campo Conceitual Multiplicativo, Situações problemas

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga os efeitos da abordagem de ensino baseada na Teoria das Situações Didáticas sobre o desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental na resolução de situações-problema relacionadas ao Campo Conceitual Multiplicativo. Como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990, 2009) e a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008). O principal objetivo é analisar os efeitos dessa abordagem de ensino sobre o desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental na resolução de situações-problema do Campo Conceitual Multiplicativo. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com o delineamento de um estudo de caso. A investigação foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, dentro do projeto denominado Escola de Matemática Básica. Participaram da pesquisa 12 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam uma melhoria significativa na habilidade dos alunos de compreender e aplicar conceitos multiplicativos em situações-problema envolvendo o Campo Conceitual Multiplicativo, sugerindo que a integração da Teoria das Situações Didáticas e da Teoria dos Campos Conceituais facilita um aprendizado matemático mais profundo e engajado. Conclui-se que a abordagem pedagógica que incorpora essas teorias não apenas contribui para superar dificuldades conceituais em matemática, mas também promove um aprendizado mais potencialmente significativo e duradouro.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-057

Publicado

2025-06-17

Como Citar

O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2025). Seven Editora, 986-1008. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7341