BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO LÚDICA NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Atividades aquáticas, Crianças, Benefícios, Revisão narrativaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento resultante de variações no funcionamento do encéfalo, que afeta as habilidades sociais, comportamentais e de comunicação. As práticas regulares de atividades físicas, em especial as aquáticas podem promover um grande progresso no desenvolvimento de crianças com TEA. Diante disto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sistematizada com caráter narrativo, elucidando sobre os efeitos das práticas regulares de atividades aquáticas baseadas na natação para a saúde e qualidade de vida das crianças e dos adolescentes com TEA. Foram consultadas as bases de dados PubMed/Medline e Google Acadêmico utilizando palavras-chave como “Transtorno do Espectro Autista” e “atividades aquáticas” definidas nas línguas inglês e português, agrupadas através dos operadores booleanos “AND” e “OR”. A busca de artigos dos últimos 5 anos (2019 a 2024) resultou em 1.409 artigos, dos quais, apenas 11 foram incluídos nesta revisão. Para medir a validade interna dos artigos, foi utilizada a PEDro Scale. Os principais achados demonstram artigos originais que encontraram em seus desfechos que a prática da natação lúdica e adaptada praticada entre 06 e 16 semanas, com a frequência entre 01 e 05 vezes na semana, e com duração de 45 a 60 minutos, foi capaz de provocar uma melhora no desenvolvimento cognitivo e emocional, com redução da irritabilidade, melhora nos aspectos motor e físico, em especial no equilíbrio corporal, na força muscular respiratória, na qualidade do sono e na redução de marcadores inflamatórios, além de melhora na sociabilização e na interação social em crianças e adolescentes com TEA. Portanto, conclui-se que a prática de atividades aquáticas baseadas na natação pode melhorar e estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, físico, emocional e social de crianças e adolescentes com TEA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michele Fernanda Rosa Delfino, Dílmerson de Oliveira, Gleison Silva Morais, Rayane Eduarda de Paula Pedrosa, Natália Luiza dos Santos, Selmiléia Franciane de Andrade Dutra, Eneder Donizete Rosa, Natiele Resende Bedim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.