INSERÇÃO E INDUÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO E PESQUISA NA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Inserção e indução profissional, Formação continuada, Docente/pesquisadorResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar uma discussão teórica sobre a inserção do docente na carreira profissional e sobre a indução profissional. E procura abordar uma discussão sobre a importância da formação continuada do docente e do professor pesquisador. A metodologia baseou-se em uma leitura de textos pautados sobre o tema levantado e em uma revisão bibliográfica sobre os temas abordados no texto. As leituras dos textos pautados e a revisão bibliográfica indicam que é de suma importância que o docente passe por um acolhimento da comunidade escolar desde o seu ingresso na carreira profissional que é a inserção profissional até a sua consolidação profissional que é a indução profissional. Outro ponto importante sugerido pela literatura, é de que o docente para ter sucesso na carreira profissional precisa de integrar ensino e pesquisa ao mesmo tempo.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.019-018
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aires José Pereira, Roberto de Souza Santos , Nelsonita de Souza Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.