A SUPERVISÃO NA PERSPECTIVA DO FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Avaliação, Formação Continuada, Gestão Democrática, Liderança, Supervisão EscolarResumo
Este artigo, fundamentado em uma pesquisa qualitativa com base em revisão bibliográfica e análise de conteúdo, investigou o papel do supervisor educacional no fortalecimento da gestão democrática escolar. Os resultados apontam que o supervisor atua como agente de transformação e melhoria contínua, superando a função meramente fiscalizadora. Sua atuação envolve a promoção de um ambiente colaborativo, a mediação de conflitos, o incentivo à formação continuada docente e o apoio à construção de soluções inovadoras para os desafios da escola. Além disso, destaca-se sua capacidade de articular parcerias com outros profissionais da educação e com a comunidade, ampliando as oportunidades de aprendizagem e fortalecendo os laços entre a escola e a sociedade. Conclui-se que o supervisor é um ator estratégico e indispensável para a consolidação de uma escola democrática, participativa e comprometida com a qualidade do ensino.
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