A SUPERVISÃO NA PERSPECTIVA DO FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR

Authors

  • Diogo Souza Magalhães

Keywords:

Avaliação, Formação Continuada, Gestão Democrática, Liderança, Supervisão Escolar

Abstract

Este artigo, fundamentado em uma pesquisa qualitativa com base em revisão bibliográfica e análise de conteúdo, investigou o papel do supervisor educacional no fortalecimento da gestão democrática escolar. Os resultados apontam que o supervisor atua como agente de transformação e melhoria contínua, superando a função meramente fiscalizadora. Sua atuação envolve a promoção de um ambiente colaborativo, a mediação de conflitos, o incentivo à formação continuada docente e o apoio à construção de soluções inovadoras para os desafios da escola. Além disso, destaca-se sua capacidade de articular parcerias com outros profissionais da educação e com a comunidade, ampliando as oportunidades de aprendizagem e fortalecendo os laços entre a escola e a sociedade. Conclui-se que o supervisor é um ator estratégico e indispensável para a consolidação de uma escola democrática, participativa e comprometida com a qualidade do ensino.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.019-013 

Published

2025-05-15

How to Cite

A SUPERVISÃO NA PERSPECTIVA DO FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7130