A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA O APRENDIZADO
Palavras-chave:
Funções executivas, Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo, Desempenho escolarResumo
Este artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre a importância das funções executivas (FEs) no processo de aprendizagem. As funções executivas são habilidades cognitivas essenciais que incluem controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, fundamentais para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento infantil. A justificativa do estudo baseia-se na crescente relevância de entender como essas funções podem impactar o desempenho acadêmico, especialmente em um contexto educacional que demanda habilidades cada vez mais complexas e integradas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, com análise de estudos já publicados sobre a relação entre funções executivas e a aprendizagem em crianças e adolescentes. Foram selecionados artigos de revistas científicas e livros especializados que discutem o desenvolvimento e a avaliação das funções executivas, bem como intervenções educacionais. O resultado da revisão apontou que crianças com habilidades executivas mais desenvolvidas tendem a apresentar melhor desempenho em disciplinas como matemática e leitura, além de demonstrarem maior capacidade de resolver problemas complexos. A revisão também evidenciou a eficácia de programas de intervenção que estimulam essas habilidades, sugerindo que o treinamento de funções executivas pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho escolar e reduzir problemas de comportamento. Conclui-se que as funções executivas desempenham um papel crucial na aprendizagem e devem ser incorporadas em estratégias pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Jacqueline David Altoé, Diego de Almeida Silva, Ivaneide da Silva e Silva, Vanessa de Almeida e Silva, Lucélia Jagobucci, Barbara Caze Baptista, Eliete Regina Alves da Silva, Thais Ribeiro Corrêa, Zelia da Silva, Renata Cristina da Conceição Barros, Marcella Tenorio, Taciano Luiz Nunes, Tatiana Santos Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.