A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA O APRENDIZADO

Autores/as

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Jacqueline David Altoé
  • Diego de Almeida Silva
  • Ivaneide da Silva e Silva
  • Vanessa de Almeida e Silva
  • Lucélia Jagobucci
  • Barbara Caze Baptista
  • Eliete Regina Alves da Silva
  • Thais Ribeiro Corrêa
  • Zelia da Silva
  • Renata Cristina da Conceição Barros
  • Marcella Tenorio
  • Taciano Luiz Nunes
  • Tatiana Santos Pinto

Palabras clave:

Funções executivas, Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo, Desempenho escolar

Resumen

Este artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre a importância das funções executivas (FEs) no processo de aprendizagem. As funções executivas são habilidades cognitivas essenciais que incluem controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, fundamentais para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento infantil. A justificativa do estudo baseia-se na crescente relevância de entender como essas funções podem impactar o desempenho acadêmico, especialmente em um contexto educacional que demanda habilidades cada vez mais complexas e integradas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, com análise de estudos já publicados sobre a relação entre funções executivas e a aprendizagem em crianças e adolescentes. Foram selecionados artigos de revistas científicas e livros especializados que discutem o desenvolvimento e a avaliação das funções executivas, bem como intervenções educacionais. O resultado da revisão apontou que crianças com habilidades executivas mais desenvolvidas tendem a apresentar melhor desempenho em disciplinas como matemática e leitura, além de demonstrarem maior capacidade de resolver problemas complexos. A revisão também evidenciou a eficácia de programas de intervenção que estimulam essas habilidades, sugerindo que o treinamento de funções executivas pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho escolar e reduzir problemas de comportamento. Conclui-se que as funções executivas desempenham um papel crucial na aprendizagem e devem ser incorporadas em estratégias pedagógicas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.018-025

Publicado

2025-05-13

Cómo citar

A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA O APRENDIZADO. (2025). Seven Editora, 374-389. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7105