A INTERTERRITORIALIDADE COMO PRINCÍPIO NECESSÁRIO À ARTE E AO ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS: DISCUSSÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS NO PIBID - SUBPROJETO ARTE
Palavras-chave:
Interterritorialidade, Arte, Ensino de Arte, PIBIDResumo
Este artigo busca tecer diálogos entre a arte e o ensino de arte nas escolas, instituições majoritariamente marcadas por dualismos e segmentações disciplinares. Investigamos a interterritorialidade como princípio rizomático da arte que pode reconectá-la às práticas escolares, intensificar uma pedagogia pela criação e produzir diferenciação na estrutura escolar. Discutimos os desafios e os sonhos que essa posição contra-hegemônica produz, os quais puderam ser vivenciados por uma estudante do Subprojeto PIBID Arte numa escola pública municipal que atende o Fundamental I em Campinas (SP). Ao final, com base no grande referencial de Ana Mae Barbosa, reafirmamos a potência e a possibilidade da interterritorialidade, caracterizada pela abertura ao encontro inclusive com a disciplinaridade não-programada, em modo de constante construção por meio da tentativa.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-074
[1] O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Arte é financiado pela CAPES
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maya Matta Lopes, Marisa Martins Lambert

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.