Resumo
Esta proposta parte da implementação de equipes multiprofissionais que tem fortalecido a integração entre educadores, alunos, famílias e a comunidade escolar, abordando questões como vulnerabilidade social, dificuldades socioemocionais e inclusão na rede estadual de ensino do Estado do Tocantins. Foram utilizados como bibliografia complementar, a Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base, a Lei nº 13.935 - Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica e a Lei nº 14.819 - Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, o Modelo de Protocolos - Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe e o Protocolo para Atendimento das Equipes Multiprofissionais em Situações Específicas - SEDUC - Estado do Tocantins. O objetivo central é fortalecer a escola como um espaço de desenvolvimento integral, promovendo igualdade de oportunidades e respeito à diversidade, por meio da atuação articulada das equipes multiprofissionais. O estudo propõe analisar os protocolos de atendimento da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, visando compreender as diretrizes e estratégias aplicadas. As diretrizes e estratégias de atendimento aplicadas nas escolas fortalecem o desenvolvimento integral dos estudantes e promovem a igualdade e respeito à diversidade e contribuem para criar um ambiente escolar saudável e acolhedor, mediando conflitos, com ações de conscientização e suporte emocional a estudantes, famílias e docentes.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.002-004