INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: IMPACTOS NO CLIMA ORGANIZACIONAL E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Ana Katherine Silveira Pereira Caracas
  • Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira
  • Fabíola Fernandes de Menezes
  • Fernanda Maria Diniz da Silva
  • Irene Mendes Fontes
  • Jeckson Rubens Macedo de Lima Pereira
  • José Maria Campos de Oliveira Neto
  • Luciana Abreu Silvestre Costa
  • Onete Raulino da Costa
  • Rickardo Léo Ramos Gomes
  • Roberto Augusto Caracas Neto
  • Sana Eteki Mboumena Mane

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Educação em tempo integral, Desenvolvimento Profissional, Gestão Educacional

Resumo

A inclusão digital tornou-se um elemento essencial na modernização dos processos educacionais, particularmente no contexto das escolas em tempo integral, onde a adoção de tecnologias pode impactar significativamente tanto o ambiente organizacional quanto o desenvolvimento profissional dos educadores. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, fundamental para investigações que buscam compreender fenômenos complexos e dinâmicos, como a inclusão digital na educação em tempo integral. O procedimento metodológico adotado foi uma revisão de literatura, a partir da análise e estudo de mais de 20 trabalhos científicos que subsidiaram toda a investigação. O objetivo geral deste estudo é analisar os impactos da inclusão digital na educação em tempo integral, com foco no clima organizacional e no desenvolvimento profissional de educadores e pessoal de recursos humanos. Para tanto, a pesquisa explorou as transformações no ambiente organizacional decorrentes da digitalização, bem como os desafios e oportunidades decorrentes da formação continuada de professores e o papel dos profissionais de recursos humanos na gestão da inclusão digital. Em síntese, este estudo destaca o papel crucial da inclusão digital como força motriz para mudanças no ambiente organizacional e progresso profissional em instituições de ensino em tempo integral. A efetividade da integração digital depende da implementação de políticas institucionais bem estruturadas, da formação continuada de professores e da gestão eficiente de recursos humanos, garantindo assim uma educação mais equitativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.

 DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.002-003

Publicado

2025-03-26

Como Citar

INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: IMPACTOS NO CLIMA ORGANIZACIONAL E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. (2025). Seven Editora, 50-62. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6863