APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Palavras-chave:
Formação de professores, Plano municipal de educação, Políticas educacionais, Abaetetuba/PAResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o Plano Municipal de Educação (PME) do município de Abaetetuba, localizado na região do Baixo Tocantins, no Pará, assegura a formação de professores, analisando suas metas, estratégias e ações específicas destinadas a esse fim. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados revelam a existência de diretrizes no PME que visam aprimorar a formação docente, promovendo a qualificação e atualização dos professores. No entanto, são identificados desafios na implementação efetiva de suas metas, tais como falta de recursos, infraestrutura inadequada e dificuldades na formação continuada dos professores. Além disso, destaca-se a necessidade de uma maior integração entre as políticas públicas e a realidade das escolas locais, bem como o fortalecimento do apoio institucional para a formação docente. Este trabalho contribui para a compreensão do papel do PME na formação de professores, além de revelar os obstáculos enfrentados na concretização dessas políticas no âmbito municipal.
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