INOVAÇÃO E TRADIÇÃO: O ENSINO NO CNF/FGV E A PEDAGOGIA HERBARTIANA “REENCARNADA”
Palavras-chave:
Colégio Nova Friburgo, Unidades Didáticas, Pedagogia HerbartianaResumo
Este estudo analisa a experiência educacional do Colégio Nova Friburgo (CNF) da Fundação Getúlio Vargas, examinando a relação entre o Método de Unidades Didáticas e a Pedagogia Herbartiana. A pesquisa se baseia em obras de Irene Mello Carvalho (1969, 1988) que documentam a história do CNF. A análise crítica revela que, apesar de ser apresentado como inovador, o método retoma princípios da Pedagogia Herbartiana, como os “passos da instrução formal”. O estudo destaca a complexa relação entre inovação e tradição no contexto educacional do CNF, demonstrando a influência persistente de modelos pedagógicos tradicionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Adílio Jorge Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.