INOVAÇÃO E TRADIÇÃO: O ENSINO NO CNF/FGV E A PEDAGOGIA HERBARTIANA “REENCARNADA”

Autores/as

  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
  • Adílio Jorge Marques

Palabras clave:

Colégio Nova Friburgo, Unidades Didáticas, Pedagogia Herbartiana

Resumen

Este estudo analisa a experiência educacional do Colégio Nova Friburgo (CNF) da Fundação Getúlio Vargas, examinando a relação entre o Método de Unidades Didáticas e a Pedagogia Herbartiana. A pesquisa se baseia em obras de Irene Mello Carvalho (1969, 1988) que documentam a história do CNF. A análise crítica revela que, apesar de ser apresentado como inovador, o método retoma princípios da Pedagogia Herbartiana, como os “passos da instrução formal”.  O estudo destaca a complexa relação entre inovação e tradição no contexto educacional do CNF, demonstrando a influência persistente de modelos pedagógicos tradicionais.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-034 

Publicado

2025-02-25

Cómo citar

INOVAÇÃO E TRADIÇÃO: O ENSINO NO CNF/FGV E A PEDAGOGIA HERBARTIANA “REENCARNADA”. (2025). Seven Editora, 472-481. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6661