Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O PAPEL DO PROFESSOR NO EPMT CEMEAM DIANTE DA INSTABILIDADE AMBIENTAL MUNDIAL

Alexandre Donato da Silva

Ludmila Dutra Soares

Gabriela Bezerra da Rocha

Juliana Cruz Bruce Loureiro

Andreza Fernandes Xavier

Ilbson do Nascimento Silva

Jefferson Lima de Oliveira

Sandréia Araújo Cascaes


Palavras-chave


Resumo

Acontecimentos ambientais extremos e imprevisíveis têm despertado a atenção de professores que abordam questões ambientais, seja de forma específica em suas disciplinas, seja por meio de atividades interdisciplinares. Nos últimos anos, o Amazonas, por exemplo, tem enfrentado vazantes extraordinárias dos rios, fenômenos que impactam diretamente a navegabilidade, essencial para o deslocamento de pessoas e mercadorias, alterando não apenas a logística, mas diversas outras dinâmicas socioespaciais na região. Esses eventos, amplamente associados às mudanças climáticas, desafiam a previsibilidade em um contexto antes considerado estável, evidenciando a urgência de atualizar conteúdos disciplinares com dados recentes, muitas vezes ausentes dos livros didáticos em vigor no período de validade do Plano Nacional do Livro e Material Didático. No contexto do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas, a modalidade de ensino adotada em sua área de abrangência depende de materiais elaborados pelos professores a partir dos seus planos de aulas. Diante dessa dinâmica, surge a indagação: qual é o papel desses docentes frente à instabilidade ambiental enfrentada pela região - e pelo mundo - no que se refere à atualização dos conteúdos que ministram? Com base em objetivos específicos, procedeu-se à pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, com elementos descritivos e interpretativos, que incluiu análise documental e pesquisa-ação, orientando a investigação na busca por resposta à questão central.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-036

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Alexandre Donato da Silva, Ludmila Dutra Soares, Gabriela Bezerra da Rocha, Juliana Cruz Bruce Loureiro, Andreza Fernandes Xavier, Ilbson do Nascimento Silva, Jefferson Lima de Oliveira, Sandréia Araújo Cascaes

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Alexandre Donato da Silva
  • Ludmila Dutra Soares
  • Gabriela Bezerra da Rocha
  • Juliana Cruz Bruce Loureiro
  • Andreza Fernandes Xavier
  • Ilbson do Nascimento Silva
  • Jefferson Lima de Oliveira
  • Sandréia Araújo Cascaes