Resumo
Este artigo explora a interseção entre a pedagogia universitária e a produção 3D, abordando os desafios da inserção profissional nesse campo e estratégias para desenvolver as competências dos estudantes. Resultados parciais de um projeto de pesquisa-ação são apresentados, focando na implementação de uma comunidade de aprendizagem para apoiar o desenvolvimento de competências em produção 3D em um curso de Bacharelado em criação midiática em uma universidade francófona no Quebec, Canadá. A análise dos dados, provenientes de uma entrevista em grupo com dez estudantes que cursaram a disciplina, revelou as contribuições e limitações da comunidade de aprendizagem. Além disso, foram identificadas sugestões para futuras pesquisas na área. Este estudo destaca a importância de estratégias pedagógicas inovadoras para preparar os estudantes para o mercado de trabalho em constante evolução, particularmente em setores tecnológicos como a produção 3D. A pesquisa também ressalta a necessidade contínua de adaptação e aprimoramento das práticas de ensino para melhor atender às demandas da sociedade e promover o sucesso profissional dos graduandos.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-013