A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA POTENCIALIZAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PRODUÇÃO 3D

Autores/as

  • Yoann Gagnon
  • Anderson Araújo-Oliveira

Palabras clave:

Pedagogia universitária, Produção 3D, Competências profissionais, Comunidade de aprendizagem

Resumen

Este artigo explora a interseção entre a pedagogia universitária e a produção 3D, abordando os desafios da inserção profissional nesse campo e estratégias para desenvolver as competências dos estudantes. Resultados parciais de um projeto de pesquisa-ação são apresentados, focando na implementação de uma comunidade de aprendizagem para apoiar o desenvolvimento de competências em produção 3D em um curso de Bacharelado em criação midiática em uma universidade francófona no Quebec, Canadá. A análise dos dados, provenientes de uma entrevista em grupo com dez estudantes que cursaram a disciplina, revelou as contribuições e limitações da comunidade de aprendizagem. Além disso, foram identificadas sugestões para futuras pesquisas na área. Este estudo destaca a importância de estratégias pedagógicas inovadoras para preparar os estudantes para o mercado de trabalho em constante evolução, particularmente em setores tecnológicos como a produção 3D. A pesquisa também ressalta a necessidade contínua de adaptação e aprimoramento das práticas de ensino para melhor atender às demandas da sociedade e promover o sucesso profissional dos graduandos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-013

 

Publicado

2025-02-13

Cómo citar

A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA POTENCIALIZAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PRODUÇÃO 3D. (2025). Seven Editora, 165-184. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6560