Resumo
As redes sociais evoluíram e tornaram-se o maior buscador de informações da atualidade. O presente estudo parte do questionamento: Como está o envolvimento do cidadão na utilização das redes sociais para obter informações públicas municipais? Com o objetivo geral de examinar a percepção do cidadão sobre a utilização das redes sociais, na esfera municipal, para divulgar informações. E, especificamente, analisar como um órgão municipal utiliza a plataforma de rede social Instagram para promover abertura sobre suas atividades. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, através de questionário aplicado por meio da plataforma Google Forms, orientado com base no Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais, a serem respondidas utilizando uma escala de mensuração em formato Likert de 5 pontos, avaliando níveis de frequência e de satisfação. Foram obtidos resultados que ressaltam as limitações dos municípios avaliados em relação ao uso do Instagram. Como sugestão, considera-se importante maior monitoria na relação governo-cidadão através das redes nas cidades avaliadas, buscando um funcionamento que promova avaliação positiva da população.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-005