Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jussara Machado Ferreira

Cléia Demétrio Pereira

Shayan Desdewalle


Palavras-chave


Resumo

Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em anda-mento no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. O estudo tem como objetivo investigar a influência do uso de recursos pedagógicos na contação de histórias como estratégia para pro-mover o desenvolvimento de habilidades em crianças autistas na educação infantil, com ênfase na oralidade, leitura, escrita e interação social. A pesquisa busca identificar os recursos pedagógicos mais recorrentes na contação de histórias para crianças autistas, levando em conta suas necessidades e carac-terísticas específicas, e analisar como essa prática pode favorecer a compre-ensão e as interações no ambiente educativo. A problemática que norteia o estudo é: como os recursos pedagógicos podem ser utilizados na contação de histórias para contribuir com a aprendizagem de crianças autistas na educação infantil? A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e bibliográfica (Gil, 2008), com análise temática de Bardin (2011). A pesquisa envolveu um levantamento em bases como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2023. Os resultados evidenciam a escassez de produções científicas sobre a temática, mas destacam autores como Silva (2022), Lima (2018), Queiroz (2017) e Battistello et al. (2020), que reforçam a importância da contação de histórias com recursos pedagógicos como uma estratégia inclusi-va e potencializadora do desenvolvimento infantil.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-200


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jussara Machado Ferreira, Cléia Demétrio Pereira, Shayan Desdewalle

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Jussara Machado Ferreira
  • Cléia Demétrio Pereira
  • Shayan Desdewalle