Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jussara Machado Ferreira

Cléia Demétrio Pereira

Shayan Desdewalle


Resumen

Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em anda-mento no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. O estudo tem como objetivo investigar a influência do uso de recursos pedagógicos na contação de histórias como estratégia para pro-mover o desenvolvimento de habilidades em crianças autistas na educação infantil, com ênfase na oralidade, leitura, escrita e interação social. A pesquisa busca identificar os recursos pedagógicos mais recorrentes na contação de histórias para crianças autistas, levando em conta suas necessidades e carac-terísticas específicas, e analisar como essa prática pode favorecer a compre-ensão e as interações no ambiente educativo. A problemática que norteia o estudo é: como os recursos pedagógicos podem ser utilizados na contação de histórias para contribuir com a aprendizagem de crianças autistas na educação infantil? A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e bibliográfica (Gil, 2008), com análise temática de Bardin (2011). A pesquisa envolveu um levantamento em bases como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2023. Os resultados evidenciam a escassez de produções científicas sobre a temática, mas destacam autores como Silva (2022), Lima (2018), Queiroz (2017) e Battistello et al. (2020), que reforçam a importância da contação de histórias com recursos pedagógicos como uma estratégia inclusi-va e potencializadora do desenvolvimento infantil.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-200


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Jussara Machado Ferreira, Cléia Demétrio Pereira, Shayan Desdewalle

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Jussara Machado Ferreira
  • Cléia Demétrio Pereira
  • Shayan Desdewalle