Resumen
Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em anda-mento no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. O estudo tem como objetivo investigar a influência do uso de recursos pedagógicos na contação de histórias como estratégia para pro-mover o desenvolvimento de habilidades em crianças autistas na educação infantil, com ênfase na oralidade, leitura, escrita e interação social. A pesquisa busca identificar os recursos pedagógicos mais recorrentes na contação de histórias para crianças autistas, levando em conta suas necessidades e carac-terísticas específicas, e analisar como essa prática pode favorecer a compre-ensão e as interações no ambiente educativo. A problemática que norteia o estudo é: como os recursos pedagógicos podem ser utilizados na contação de histórias para contribuir com a aprendizagem de crianças autistas na educação infantil? A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e bibliográfica (Gil, 2008), com análise temática de Bardin (2011). A pesquisa envolveu um levantamento em bases como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2023. Os resultados evidenciam a escassez de produções científicas sobre a temática, mas destacam autores como Silva (2022), Lima (2018), Queiroz (2017) e Battistello et al. (2020), que reforçam a importância da contação de histórias com recursos pedagógicos como uma estratégia inclusi-va e potencializadora do desenvolvimento infantil.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-200