A VOZ DE UMA PROFESSORA COLOMBIANA: AS CRIANÇAS, O ENSINO, O PROTAGONISMO E O EMPREENDEDORISMO NO MUNDO “REGGIANO” DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aparecida Garcia Pacheco Gabriel
  • Jacqueline Silva da Silva
  • Silvana Neumann Martins

Palavras-chave:

Educação Infantil, Abordagem Educativa de Reggio Emilia/Itália, Investigação

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se por uma pesquisa aproximada do Estudo de Caso e da pesquisa documental. Esta pesquisa se propôs a encontrar pistas para o desenvolvimento do protagonismo e a potencialização do empreendedorismo das crianças, bem como analisar a prática educativa de uma professora de Educação Infantil da América Latina e a sua aproximação com a abordagem educativa das escolas municipais de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália. Para tanto, inicia-se com a apresentação da história de Loris Malaguzzi e os princípios da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália. Loris Malaguzzi foi o principal protagonista da construção da referida abordagem educativa. Em seguida, coloca-se em cena a voz de uma professora colombiana com a apresentação da sua prática educativa aproximada da abordagem educativa reggiana. A partir dessa análise, evidenciou-se como possibilidades: uma prática educativa em conjunto com as crianças e com as famílias por meio de pesquisas que buscam pelo respeito e o cuidado com a natureza e a investigação enquanto corpus constitutivo da prática educativa na Educação Infantil.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-009

Publicado

2025-01-22

Como Citar

A VOZ DE UMA PROFESSORA COLOMBIANA: AS CRIANÇAS, O ENSINO, O PROTAGONISMO E O EMPREENDEDORISMO NO MUNDO “REGGIANO” DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6445