A VOZ DE UMA PROFESSORA COLOMBIANA: AS CRIANÇAS, O ENSINO, O PROTAGONISMO E O EMPREENDEDORISMO NO MUNDO “REGGIANO” DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Abordagem Educativa de Reggio Emilia/Itália, InvestigaçãoResumo
O presente trabalho caracteriza-se por uma pesquisa aproximada do Estudo de Caso e da pesquisa documental. Esta pesquisa se propôs a encontrar pistas para o desenvolvimento do protagonismo e a potencialização do empreendedorismo das crianças, bem como analisar a prática educativa de uma professora de Educação Infantil da América Latina e a sua aproximação com a abordagem educativa das escolas municipais de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália. Para tanto, inicia-se com a apresentação da história de Loris Malaguzzi e os princípios da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália. Loris Malaguzzi foi o principal protagonista da construção da referida abordagem educativa. Em seguida, coloca-se em cena a voz de uma professora colombiana com a apresentação da sua prática educativa aproximada da abordagem educativa reggiana. A partir dessa análise, evidenciou-se como possibilidades: uma prática educativa em conjunto com as crianças e com as famílias por meio de pesquisas que buscam pelo respeito e o cuidado com a natureza e a investigação enquanto corpus constitutivo da prática educativa na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Jacqueline Silva da Silva, Silvana Neumann Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.