Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENSINO SUPERIOR EM CONTABILIDADE: IMPACTOS, DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Stroparo TR;
Lemos VA

Telma Regina Stroparo

Valéria Aparecida Lemos


Palavras-chave

Contabilidade
Ensino Superior
Inteligência Artificial (IA)
Inovações Tecnológicas
Tecnologias Disruptivas

Resumo

A pesquisa discute Inteligência Artificial (IA) e o ensino superior de Contabilidade, notadamente no que tange aos impactos, desafios e potencialidades. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utiliza-se de revisão integrativa da literatura para embasar as discussões. Desta forma, verificou-se que a incorporação da IA na educação superior, em especial direcionada ao curso de Ciências Contábeis, apresenta efeitos significativos, especialmente no que diz respeito à personalização do ensino e à automação de tarefas repetitivas, como análise de dados e auditoria financeira como a automação de tarefas rotineiras, incluindo cálculos de custos, auditorias financeiras e análises de demonstrações contábeis. Além disso, a personalização do ensino, facilitada por ferramentas de IA, permite que alunos tenham acesso a conteúdos adaptados às suas necessidades. Observou-se ainda que a incorporação de ferramentas de IA nas práticas educacionais resulta em um ensino dinâmico, adaptado às necessidades individuais, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e personalizado. No entanto, existem desafios como, por exemplo, a necessidade de capacitação contínua dos docentes e a adequação das infraestruturas institucionais, bem como as implicações pedagógicas e éticas advindas com sua implementação. Mesmo diante de desafios tão importantes, os potenciais da IA no ensino de Contabilidade incluem a melhoria na tomada de decisões, a previsão de tendências financeiras e a personalização da experiência de aprendizado, fatores que podem transformar a educação contábil e preparar os futuros profissionais para um mercado de trabalho mais tecnológico e alinhado à realidade.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-015

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Telma Regina Stroparo , Valéria Aparecida Lemos

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Telma Regina Stroparo
  • Valéria Aparecida Lemos