Abstract
A pesquisa discute Inteligência Artificial (IA) e o ensino superior de Contabilidade, notadamente no que tange aos impactos, desafios e potencialidades. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utiliza-se de revisão integrativa da literatura para embasar as discussões. Desta forma, verificou-se que a incorporação da IA na educação superior, em especial direcionada ao curso de Ciências Contábeis, apresenta efeitos significativos, especialmente no que diz respeito à personalização do ensino e à automação de tarefas repetitivas, como análise de dados e auditoria financeira como a automação de tarefas rotineiras, incluindo cálculos de custos, auditorias financeiras e análises de demonstrações contábeis. Além disso, a personalização do ensino, facilitada por ferramentas de IA, permite que alunos tenham acesso a conteúdos adaptados às suas necessidades. Observou-se ainda que a incorporação de ferramentas de IA nas práticas educacionais resulta em um ensino dinâmico, adaptado às necessidades individuais, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e personalizado. No entanto, existem desafios como, por exemplo, a necessidade de capacitação contínua dos docentes e a adequação das infraestruturas institucionais, bem como as implicações pedagógicas e éticas advindas com sua implementação. Mesmo diante de desafios tão importantes, os potenciais da IA no ensino de Contabilidade incluem a melhoria na tomada de decisões, a previsão de tendências financeiras e a personalização da experiência de aprendizado, fatores que podem transformar a educação contábil e preparar os futuros profissionais para um mercado de trabalho mais tecnológico e alinhado à realidade.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-015