A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em projetos, Colaboração, Trabalho em equipeResumo
O trabalho aborda a necessidade de formar indivíduos proativos e protagonistas de sua própria vida, carreira e objetivos, diante do cenário atual da sociedade e do mundo. Para isso, propõe uma nova forma de ensinar que integre diversas mídias, o currículo e o fazer pedagógico, baseada na perspectiva Construtivista, visando fortalecer o protagonismo do aluno e formar cidadãos críticos e participativos, capazes de resolver problemas em colaboração com seus pares. Destaca-se a importância das metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj.), que coloca o aluno no centro do processo educacional, incentivando sua participação ativa, reflexão crítica e resolução de problemas reais. A ABProj. permite a integração de diferentes disciplinas em um projeto, potencializando o conhecimento do aluno e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, gestão do tempo e articulação de diferentes conteúdos. O perfil do professor que ensina por meio de projetos deve ser capaz de trabalhar em equipe, ouvir e aceitar opiniões divergentes, gerir suas ações e atitudes, e articular conhecimentos com colegas de diversas áreas para solucionar problemas de forma colaborativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aurisélia Rocha Azevedo, Elenilda Teles Frota, Flavia Azevedo Albuquerque Fontenele, Francisca Antonia Araujo de Vasconcelos, Manoel Flávio Coutinho, Maria de Lourdes Rocha da Silva, Maria José Coutinho de Melo, Tereza Cristina Fernandes França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.