A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

Autores

  • Aurisélia Rocha Azevedo
  • Elenilda Teles Frota
  • Flavia Azevedo Albuquerque Fontenele
  • Francisca Antonia Araujo de Vasconcelos
  • Manoel Flávio Coutinho
  • Maria de Lourdes Rocha da Silva
  • Maria José Coutinho de Melo
  • Tereza Cristina Fernandes França

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em projetos, Colaboração, Trabalho em equipe

Resumo

O trabalho aborda a necessidade de formar indivíduos proativos e protagonistas de sua própria vida, carreira e objetivos, diante do cenário atual da sociedade e do mundo. Para isso, propõe uma nova forma de ensinar que integre diversas mídias, o currículo e o fazer pedagógico, baseada na perspectiva Construtivista, visando fortalecer o protagonismo do aluno e formar cidadãos críticos e participativos, capazes de resolver problemas em colaboração com seus pares. Destaca-se a importância das metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj.), que coloca o aluno no centro do processo educacional, incentivando sua participação ativa, reflexão crítica e resolução de problemas reais. A ABProj. permite a integração de diferentes disciplinas em um projeto, potencializando o conhecimento do aluno e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, gestão do tempo e articulação de diferentes conteúdos. O perfil do professor que ensina por meio de projetos deve ser capaz de trabalhar em equipe, ouvir e aceitar opiniões divergentes, gerir suas ações e atitudes, e articular conhecimentos com colegas de diversas áreas para solucionar problemas de forma colaborativa.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-146

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Azevedo, A. R., Frota, E. T., Fontenele, F. A. A., de Vasconcelos, F. A. A., Coutinho, M. F., da Silva, M. de L. R., … França, T. C. F. (2025). A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. Seven Editora, 2321–2329. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6352