Resumen
O trabalho aborda a necessidade de formar indivíduos proativos e protagonistas de sua própria vida, carreira e objetivos, diante do cenário atual da sociedade e do mundo. Para isso, propõe uma nova forma de ensinar que integre diversas mídias, o currículo e o fazer pedagógico, baseada na perspectiva Construtivista, visando fortalecer o protagonismo do aluno e formar cidadãos críticos e participativos, capazes de resolver problemas em colaboração com seus pares. Destaca-se a importância das metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj.), que coloca o aluno no centro do processo educacional, incentivando sua participação ativa, reflexão crítica e resolução de problemas reais. A ABProj. permite a integração de diferentes disciplinas em um projeto, potencializando o conhecimento do aluno e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, gestão do tempo e articulação de diferentes conteúdos. O perfil do professor que ensina por meio de projetos deve ser capaz de trabalhar em equipe, ouvir e aceitar opiniões divergentes, gerir suas ações e atitudes, e articular conhecimentos com colegas de diversas áreas para solucionar problemas de forma colaborativa.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-146