PRÁTICAS AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação ambiental, Práticas ambientais, Deficiência intelectualResumo
O estudo avalia a contribuição das práticas de educação ambiental na vida das pessoas com deficiência intelectual atendidas na APAE - Barcarena por meio de oficinas de educação ambiental que fazem parte do projeto “Educação Ecoeficiente: Escola, Sociedade, Meio ambiente e Sustentabilidade”, desenvolvido através da parceria entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por intermédio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), e a Empresa Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós). O grande desafio da humanidade é reduzir a ação predatória do homem sobre os recursos naturais e as práticas de educação ambiental são ferramentas importantes no processo de conscientização e de inclusão de pessoas com deficiência intelectual para alcançar a harmonia entre homem e natureza com benefícios mútuos. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico e aplicação de questionário com perguntas relacionadas ao tema. Os resultados mostram que o uso das práticas de educação ambiental como promoção da inclusão socioeducacional se mostrou uma ferramenta importante na inclusão de pessoas com deficiência intelectual proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora, inclusão social e melhorias nas práticas cotidianas e de alimentação saudável.
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