PRÁTICAS AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Vanda Fernandes Tavares
  • Victor Henrique Rodrigues Dias
  • Dandara Lima de Souza
  • Paulo André da Silva Moy
  • Mário Lopes da Silva Júnior
  • Orivan Maria Marques Teixeira
  • Vânia Silva de Melo

Palavras-chave:

Educação ambiental, Práticas ambientais, Deficiência intelectual

Resumo

O estudo avalia a contribuição das práticas de educação ambiental na vida das pessoas com deficiência intelectual atendidas na APAE - Barcarena por meio de oficinas de educação ambiental que fazem parte do projeto “Educação Ecoeficiente: Escola, Sociedade, Meio ambiente e Sustentabilidade”, desenvolvido através da parceria entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por intermédio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), e a Empresa Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós). O grande desafio da humanidade é reduzir a ação predatória do homem sobre os recursos naturais e as práticas de educação ambiental são ferramentas importantes no processo de conscientização e de inclusão de pessoas com deficiência intelectual para alcançar a harmonia entre homem e natureza com benefícios mútuos. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico e aplicação de questionário com perguntas relacionadas ao tema. Os resultados mostram que o uso das práticas de educação ambiental como promoção da inclusão socioeducacional se mostrou uma ferramenta importante na inclusão de pessoas com deficiência intelectual proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora, inclusão social e melhorias nas práticas cotidianas e de alimentação saudável.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-113

Publicado

2024-12-26

Como Citar

PRÁTICAS AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. (2024). Seven Editora, 1780-1790. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6304