Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

FILOSOFIA E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: ENTRE FRAGMENTAÇÃO E COMPLEXIDADE

das Chagas JS

José Soares das Chagas


Palavras-chave

Paradigma cartesiano
Paradigma da complexidade
Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar criticamente a fragmentação dos saberes científicos e humanos, frequentemente confinados a disciplinas escolares e departamentos universitários, à luz da história da relação entre filosofia e ciência. Para tanto, utilizamos como referência o paradigma cartesiano e o surgimento do paradigma da complexidade. Investigamos, em particular, os modelos pedagógicos derivados do paradigma cartesiano, com destaque para a pedagogia das competências e habilidades que, com a reforma do Ensino Médio promovida por Mendonça Filho, tornou-se a diretriz oficial do currículo escolar no Brasil. Nesse contexto, questionamos até que ponto essa mudança curricular e pedagógica consegue superar o modelo cartesiano e se os papéis atribuídos à filosofia e à ciência nesses documentos legais contribuem para a articulação dos saberes sob uma perspectiva de pensamento complexo.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-092

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 José Soares das Chagas

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • José Soares das Chagas