Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO INCLUSIVO E PERSONALIZADO

Pereira DPK;
Fernandes LDS;
Abreu EF;
Franco LLA;
Nascimento LS;
Moreno ICM;
Gomes CEB;
Marques RR;
de Araújo ALP;
Pinheiro YS;
Aguiar ACF;
Zanandrea I

Davi Patrício Kzam Pereira

Luís Davi Santos Fernandes

Emerson Ferreira Abreu

Luana Larissa Aires Franco

Leonardo da Silva Nascimento

Isabelle Cristhine Marques Moreno

Carlos Eduardo Barbosa Gomes

Rolzele Robson Marques

Ana Luíza Paixão de Araújo

Ysadora Soares Pinheiro

Alana das Chagas Ferreira Aguiar

Ilisandra Zanandrea


Resumo

Este trabalho aborda as transformações na educação impulsionadas por novas tecnologias e práticas pedagógicas, para tornar o ensino mais inclusivo, personalizado e dinâmico. A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem reconfigurado o processo de ensino-aprendizagem, promovendo métodos interativos, colaborativos e centrados no aluno. A utilização de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e gamificação facilita a adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, levando em consideração seu ritmo de aprendizagem e interesses. A educação contemporânea também se beneficia de práticas que conectam teoria e prática, contextualizando o conteúdo para torná-lo mais relevante. No entanto, o processo de adoção de novas metodologias enfrenta desafios, como a resistência de educadores e a desigualdade no acesso a tecnologias. A formação de professores para integrar as TICs com os conhecimentos pedagógicos é essencial para garantir o sucesso das inovações. Além disso, é necessário criar ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos, que permitam aos alunos se tornarem protagonistas de seu aprendizado. O texto destaca, ainda, a importância de considerar o contexto sociocultural dos alunos, evidenciando a interação entre educação formal e o ambiente familiar no processo educativo.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-008

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Davi Patrício Kzam Pereira, Luís Davi Santos Fernandes, Emerson Ferreira Abreu, Luana Larissa Aires Franco, Leonardo da Silva Nascimento, Isabelle Cristhine Marques Moreno, Carlos Eduardo Barbosa Gomes, Rolzele Robson Marques, Ana Luíza Paixão de Araújo, Ysadora Soares Pinheiro, Alana das Chagas Ferreira Aguiar, Ilisandra Zanandrea

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Davi Patrício Kzam Pereira
  • Luís Davi Santos Fernandes
  • Emerson Ferreira Abreu
  • Luana Larissa Aires Franco
  • Leonardo da Silva Nascimento
  • Isabelle Cristhine Marques Moreno
  • Carlos Eduardo Barbosa Gomes
  • Rolzele Robson Marques
  • Ana Luíza Paixão de Araújo
  • Ysadora Soares Pinheiro
  • Alana das Chagas Ferreira Aguiar
  • Ilisandra Zanandrea