SMARTPHONES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O IMPACTO DE APLICATIVOS DE QUADRO TÁTICO NA PARTICIPAÇÃO E COMPREENSÃO DOS ALUNOS NOS ESPORTES DE INVASÃO
Palavras-chave:
Smartphone, School Physical Education, Tactical Board, Invasion SportResumo
Este artigo examina o potencial e os desafios de integrar smartphones, especificamente aplicativos de quadro tático, nas aulas de Educação Física. O estudo, conduzido com 67 alunos do 9º ano, constatou que o uso de smartphones aumentou o interesse dos alunos e facilitou a compreensão dos sistemas táticos, especialmente em esportes de invasão como handebol e basquetebol. O aplicativo de quadro tático foi considerado intuitivo, permitindo que os alunos se concentrassem no conteúdo em vez de se preocuparem com os aspectos técnicos do aplicativo. No entanto, o estudo também descobriu que alguns alunos tiveram dificuldade em traduzir o conhecimento adquirido por meio do aplicativo para situações práticas na quadra. Essa dificuldade destaca a necessidade de estratégias pedagógicas eficazes que ajudem os alunos a preencher a lacuna entre o aprendizado virtual e a aplicação prática, demonstrando que a integração de smartphones na Educação Física requer uma abordagem ponderada e reflexiva que explore os benefícios potenciais, mas também reconheça os desafios e as responsabilidades associadas ao uso de smartphones nas escolas. Conclui-se a necessidade de mais estudos para garantir que as habilidades desenvolvidas digitalmente sejam efetivamente transferidas para a prática, para otimizar o processo de ensino aprendizagem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Silva Bacarin, Denise Ivana de Paula Albuquerque, Nair Correia Salgado de Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.