Resumen
Este artigo examina o potencial e os desafios de integrar smartphones, especificamente aplicativos de quadro tático, nas aulas de Educação Física. O estudo, conduzido com 67 alunos do 9º ano, constatou que o uso de smartphones aumentou o interesse dos alunos e facilitou a compreensão dos sistemas táticos, especialmente em esportes de invasão como handebol e basquetebol. O aplicativo de quadro tático foi considerado intuitivo, permitindo que os alunos se concentrassem no conteúdo em vez de se preocuparem com os aspectos técnicos do aplicativo. No entanto, o estudo também descobriu que alguns alunos tiveram dificuldade em traduzir o conhecimento adquirido por meio do aplicativo para situações práticas na quadra. Essa dificuldade destaca a necessidade de estratégias pedagógicas eficazes que ajudem os alunos a preencher a lacuna entre o aprendizado virtual e a aplicação prática, demonstrando que a integração de smartphones na Educação Física requer uma abordagem ponderada e reflexiva que explore os benefícios potenciais, mas também reconheça os desafios e as responsabilidades associadas ao uso de smartphones nas escolas. Conclui-se a necessidade de mais estudos para garantir que as habilidades desenvolvidas digitalmente sejam efetivamente transferidas para a prática, para otimizar o processo de ensino aprendizagem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-007