EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

Autores

  • Raphaely Domingues Bezerra
  • Semírames Cartonilho de Souza Ramos
  • Ana Lúcia Basílio Carneiro
  • Cíntia Bezerra Almeida Costa
  • Orácio Ribeiro de Oliveira Júnior
  • Esdras Ramos Cartonilho Filho
  • Jael Rúbia Figueiredo de Sá França
  • Maria Suely de Souza Pereira
  • Ana Luiza Dias Trajano
  • Priscila Cartonilho de Souza Ramos

Palavras-chave:

Nursing, Higher education, Students, Methodology

Resumo

Introdução- A atenção à saúde da mulher é ampla e tem exigido dos gestores e sociedade investimentos e ações para a implementação de cuidados eficientes. A partir da criação do Sistema Único de Saúde e da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, na década de 80, diversos avanços foram implementados com o objetivo de melhorar e qualificar a promoção da saúde da mulher. Objetivo- Relatar as experiências de desenvolvimento das atividades nas disciplinas Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher I e II, ressaltando as estratégias de ensino, e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Método- Estudo qualitativo do tipo relato de experiência, que descreve as vivências de discentes de enfermagem, no desenvolvimento de atividades das disciplinas de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher I e II, da Universidade Federal da Paraíba, do quinto e sexto período do Curso de Graduação em Enfermagem, no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. Resultados e Discussão- As disciplinas de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher I e II utilizaram diversas estratégias de ensino aprendizagem como: acolhimento, jornal comentado, simulações realísticas, visitas técnicas, organização de eventos, uso de filme e criação de podcast, gamificação, resumos expandidos, práticas supervisionadas em unidades de saúde. As disciplinas proporcionaram um espaço de crescimento e reflexões profundas sobre as demandas da enfermagem na saúde da mulher, proporcionando formação de qualidade. Conclusões- As disciplinas contribuíram com uma experiência enriquecedora para os estudantes de enfermagem, preparando-os para enfrentar desafios específicos da prática profissional na atenção à saúde da mulher. A combinação de teoria e prática vivenciadas com uma abordagem lúdica e dinâmica demonstrou ser eficaz para a formação de profissionais mais conscientes, críticos e capacitados para lidar com as necessidades da população feminina.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-006

 

Publicado

2024-11-25

Como Citar

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER . (2024). Seven Editora, 65-73. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6101