Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM PARADIGMA EM CONSTRUÇÃO

Arai AM;
Cavalcante EF;
Belancieri MF;
Cardozo MAV

Andressa Miho Arai

Ednéia Francisco Cavalcante

Maria de Fátima Belancieri

Magda Arlete Vieira Cardozo


Palavras-chave

Educação Especial
Educação Inclusiva
Práticas pedagógicas

Resumo

A educação inclusiva no ensino regular ainda é uma realidade recente que enfrenta desafios significativos, como a exclusão escolar e o despreparo dos professores para adaptar os conteúdos de forma a incluir alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas inclusivas que vêm sendo adotadas, discutindo o papel dos professores na efetividade dessas ações, as principais dificuldades encontradas e a importância da participação familiar no processo de inclusão. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em uma revisão narrativa de literatura, com coleta de dados realizada através do cruzamento dos descritores "educação inclusiva" e "ensino regular" na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), com filtro para artigos publicados entre 2010 e 2024, resultando em 11 artigos selecionados. Os resultados indicam que alguns recursos adaptados e construídos para inclusão são relativamente simples e já estão disponíveis em sala de aula. Assim, com algumas adaptações específicas, é possível atender às demandas individuais de cada aluno. Estratégias lúdicas, como o uso de jogos, música, pintura, alfabeto móvel, e outros recursos ludopedagógicos, mostraram-se eficazes para promover a inclusão. Além disso, a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos alunos surdos é destacada como uma prática relevante. As principais dificuldades enfrentadas pelos professores incluem o despreparo, a falta de conhecimento especializado sobre diferentes tipos de deficiência e a inexperiência prática. A ausência de materiais de apoio adequados e a falta de professores especializados para suporte em sala de aula configuram-se como barreiras adicionais, ressaltando a necessidade de educação continuada para os docentes.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-003

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andressa Miho Arai , Ednéia Francisco Cavalcante , Maria de Fátima Belancieri , Magda Arlete Vieira Cardozo

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Andressa Miho Arai
  • Ednéia Francisco Cavalcante
  • Maria de Fátima Belancieri
  • Magda Arlete Vieira Cardozo