Abstract
A educação inclusiva no ensino regular ainda é uma realidade recente que enfrenta desafios significativos, como a exclusão escolar e o despreparo dos professores para adaptar os conteúdos de forma a incluir alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas inclusivas que vêm sendo adotadas, discutindo o papel dos professores na efetividade dessas ações, as principais dificuldades encontradas e a importância da participação familiar no processo de inclusão. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em uma revisão narrativa de literatura, com coleta de dados realizada através do cruzamento dos descritores "educação inclusiva" e "ensino regular" na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), com filtro para artigos publicados entre 2010 e 2024, resultando em 11 artigos selecionados. Os resultados indicam que alguns recursos adaptados e construídos para inclusão são relativamente simples e já estão disponíveis em sala de aula. Assim, com algumas adaptações específicas, é possível atender às demandas individuais de cada aluno. Estratégias lúdicas, como o uso de jogos, música, pintura, alfabeto móvel, e outros recursos ludopedagógicos, mostraram-se eficazes para promover a inclusão. Além disso, a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos alunos surdos é destacada como uma prática relevante. As principais dificuldades enfrentadas pelos professores incluem o despreparo, a falta de conhecimento especializado sobre diferentes tipos de deficiência e a inexperiência prática. A ausência de materiais de apoio adequados e a falta de professores especializados para suporte em sala de aula configuram-se como barreiras adicionais, ressaltando a necessidade de educação continuada para os docentes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-003