Resumo
O objetivo do presente artigo é discutir a importância dos jogos na construção das habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento cognitivo reflexivo de crianças e adolescentes, principalmente, entre aquele que vivem no segmento pobre (favelas), não têm o necessário suporte físico/ social para o seu desenvolvimento. Baseia-se em autores como Damasio, Piaget, Huizinga, Pain e em sua experiência de 20 anos de trabalhos com grupos de comunidades carentes do Rio de Janeiro (Brazil) e de vários outros estados do país (sempre apoiada pelo Centro Nacional de Pesquisas [CNPq]). Propõe um modo de usar o jogo de forma lúdica nas salas de aula que leve em conta não apenas jogar, porém, principalmente, refletir sobre as jogadas realizadas e seus efeitos. Faz também uma incursão sobre jogos ancestrais e a importância de sua estrutura e de seu jogar, muito encontrados em jogos atuais, das quais não se tem consciência, bem como seu valor simbólico foi perdido pela maioria nos tempos de hoje, restando apenas ganhar por ganhar, lucrar, vencer.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-066