O laço encantado que une os jogos ao ato de pensar
Palavras-chave:
Thinking and the construction of knowledge, Learning, Ancestral games, Taxonomy of gamesResumo
O objetivo do presente artigo é discutir a importância dos jogos na construção das habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento cognitivo reflexivo de crianças e adolescentes, principalmente, entre aquele que vivem no segmento pobre (favelas), não têm o necessário suporte físico/ social para o seu desenvolvimento. Baseia-se em autores como Damasio, Piaget, Huizinga, Pain e em sua experiência de 20 anos de trabalhos com grupos de comunidades carentes do Rio de Janeiro (Brazil) e de vários outros estados do país (sempre apoiada pelo Centro Nacional de Pesquisas [CNPq]). Propõe um modo de usar o jogo de forma lúdica nas salas de aula que leve em conta não apenas jogar, porém, principalmente, refletir sobre as jogadas realizadas e seus efeitos. Faz também uma incursão sobre jogos ancestrais e a importância de sua estrutura e de seu jogar, muito encontrados em jogos atuais, das quais não se tem consciência, bem como seu valor simbólico foi perdido pela maioria nos tempos de hoje, restando apenas ganhar por ganhar, lucrar, vencer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Apparecida Campos Mamede Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.