Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Apoio social percebido entre adolescentes em escolas públicas em áreas de vulnerabilidade social

Pascoal CEB;
Carraro B;
Meira GF;
Castilho AVSS;
Mendes RGF;
Trench L;
Castro MS;
Euzébio MJ;
Foggiato LAR;
Peres SHCS

Carlos Eduarde Bezerra Pascoal

Bruna Carraro

Gabriela de Figueiredo Meira

Ana Virginia Santana Sampaio Castilho

Rharessa Gabrielly Ferreira Mendes

Leonardo Trench

Marcelo Salmazo Castro

Maria Júlia Euzébio

Lucca Augusto Ribeiro Foggiato

Silvia Helena de Carvalho Sales Peres


Resumo

A adolescência é um período de intensas mudanças, onde o suporte emocional de amigos, familiares e professores desempenha um papel crucial. Problemas de saúde mental são comuns nesta fase, destacando a importância do apoio social na promoção do bem-estar. O objetivo deste estudo foi descrever o apoio social percebido por adolescentes do ensino médio em escolas públicas situadas em uma área de vulnerabilidade social na cidade de Bauru, São Paulo. Este estudo foi do tipo transversal.  A coleta de dados foi realizada por meio formulários pelo Google Forms. O apoio foi mesurado instrumento Social Support Appraisals (SSA) e o gênero dos participantes foi autorrelatado. Os resultados demonstram que o apoio familiar é a fonte mais valorizada pelos adolescentes, seguido pelos amigos e, em menor grau, pelos professores. As amizades são destacadas como uma importante fonte de suporte emocional, evidenciando a reciprocidade e a confiança entre os jovens. No entanto, o apoio dos professores foi o menos percebido, indicando uma desconexão que pode impactar bem-estar escolar. Portanto, é necessário fortalecer as redes de apoio social, especialmente no ambiente escolar de adolescentes em contextos de vulnerabilidade social.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-056


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Carlos Eduarde Bezerra Pascoal, Bruna Carraro, Gabriela de Figueiredo Meira, Ana Virginia Santana Sampaio Castilho, Rharessa Gabrielly Ferreira Mendes, Leonardo Trench, Marcelo Salmazo Castro, Maria Júlia Euzébio, Lucca Augusto Ribeiro Foggiato, Silvia Helena de Carvalho Sales Peres

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Carlos Eduarde Bezerra Pascoal
  • Bruna Carraro
  • Gabriela de Figueiredo Meira
  • Ana Virginia Santana Sampaio Castilho
  • Rharessa Gabrielly Ferreira Mendes
  • Leonardo Trench
  • Marcelo Salmazo Castro
  • Maria Júlia Euzébio
  • Lucca Augusto Ribeiro Foggiato
  • Silvia Helena de Carvalho Sales Peres