Resumo
A adolescência é um período de intensas mudanças, onde o suporte emocional de amigos, familiares e professores desempenha um papel crucial. Problemas de saúde mental são comuns nesta fase, destacando a importância do apoio social na promoção do bem-estar. O objetivo deste estudo foi descrever o apoio social percebido por adolescentes do ensino médio em escolas públicas situadas em uma área de vulnerabilidade social na cidade de Bauru, São Paulo. Este estudo foi do tipo transversal. A coleta de dados foi realizada por meio formulários pelo Google Forms. O apoio foi mesurado instrumento Social Support Appraisals (SSA) e o gênero dos participantes foi autorrelatado. Os resultados demonstram que o apoio familiar é a fonte mais valorizada pelos adolescentes, seguido pelos amigos e, em menor grau, pelos professores. As amizades são destacadas como uma importante fonte de suporte emocional, evidenciando a reciprocidade e a confiança entre os jovens. No entanto, o apoio dos professores foi o menos percebido, indicando uma desconexão que pode impactar bem-estar escolar. Portanto, é necessário fortalecer as redes de apoio social, especialmente no ambiente escolar de adolescentes em contextos de vulnerabilidade social.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-056