Apoio social percebido entre adolescentes em escolas públicas em áreas de vulnerabilidade social

Autores/as

  • Carlos Eduarde Bezerra Pascoal
  • Bruna Carraro
  • Gabriela de Figueiredo Meira
  • Ana Virginia Santana Sampaio Castilho
  • Rharessa Gabrielly Ferreira Mendes
  • Leonardo Trench
  • Marcelo Salmazo Castro
  • Maria Júlia Euzébio
  • Lucca Augusto Ribeiro Foggiato
  • Silvia Helena de Carvalho Sales Peres

Palabras clave:

Social support, Adolescents, Mental health

Resumen

A adolescência é um período de intensas mudanças, onde o suporte emocional de amigos, familiares e professores desempenha um papel crucial. Problemas de saúde mental são comuns nesta fase, destacando a importância do apoio social na promoção do bem-estar. O objetivo deste estudo foi descrever o apoio social percebido por adolescentes do ensino médio em escolas públicas situadas em uma área de vulnerabilidade social na cidade de Bauru, São Paulo. Este estudo foi do tipo transversal.  A coleta de dados foi realizada por meio formulários pelo Google Forms. O apoio foi mesurado instrumento Social Support Appraisals (SSA) e o gênero dos participantes foi autorrelatado. Os resultados demonstram que o apoio familiar é a fonte mais valorizada pelos adolescentes, seguido pelos amigos e, em menor grau, pelos professores. As amizades são destacadas como uma importante fonte de suporte emocional, evidenciando a reciprocidade e a confiança entre os jovens. No entanto, o apoio dos professores foi o menos percebido, indicando uma desconexão que pode impactar bem-estar escolar. Portanto, é necessário fortalecer as redes de apoio social, especialmente no ambiente escolar de adolescentes em contextos de vulnerabilidade social.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-056

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Apoio social percebido entre adolescentes em escolas públicas em áreas de vulnerabilidade social. (2024). Seven Editora, 880-892. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5689