Horta sustentável no âmbito escolar: Uma abordagem CTS junto ao ensino fundamental

Autores

  • Elizângela dos Santos Oliveira Magerski
  • Felipe Fontana
  • Irene Yukiko Kimura

Palavras-chave:

Organic food, Science, Technology and Society, Elementary School of the Early Years, School Garden

Resumo

Apresentaremos aqui os resultados de uma pesquisa que objetivou averiguar o potencial pedagógico de um produto educacional ligado à construção de uma horta sustentável com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Este produto educacional foi estruturado a partir de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com o intuito de desenvolver aprendizagens e habilidades capazes de ampliar os repertórios dos educandos sobre a Ciência, a Tecnologia e, principalmente, acerca de suas implicações em nossa sociedade e meio ambiente. Nosso estudo é de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizamos um diário de campo. Os dados revelaram que ações pedagógicas – como as de hortas escolares – sustentadas em uma abordagem CTS contribuem para a formação de alunos mais críticos acerca da alimentação e de processos saudáveis afetos à saúde humana.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-003

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Magerski , E. dos S. O., Fontana , F., & Kimura, I. Y. (2024). Horta sustentável no âmbito escolar: Uma abordagem CTS junto ao ensino fundamental. Seven Editora, 24–48. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5365