Resumo
A pesquisa apresentada tem como tema a arte, a educação transdisciplinar e a espiritualidade, sua relação com a música e a terapia vibracional na formação do leitor do ensino fundamental, da educação básica. O objetivo geral da pesquisa é compreender e verificar de que maneira a música e a terapia vibracional se constituem a partir da transdisciplinaridade e espiritualidade enquanto proposta de formação do leitor na educação básica, mais especificamente, no ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa e exploratória, se constitui por uma abordagem transdisciplinar, a partir de estudos bibliográficos e das atividades com educação musical e terapia vibracional, Experiências Estéticas (Parode,2004), possibilitadas pela educadora e terapeuta musical no ensino fundamental em uma escola municipal de Porto Alegre/RS. A fim de delimitar o campo de pesquisa e para dar conta da mesma e da análise de dados produzidos com este tema, as buscas, investigações e observações ocorreram de março de 2022 a março de 2023. Para obtenção dos dados da pesquisa foram investigados sites, artigos do Google, Google Acadêmico, livros, teses e dissertações. Algumas referências tais como, Parode (2004, 2007,2010,2019), Nicolescu (2001, 2002), Morin (2000, 2001), Freire (1996), Capra (2008), e outras foram pontuais para execução da pesquisa. A articulação teórico-prática da pesquisa ocorreu, num primeiro momento, com o levantamento bibliográfico e depois a partir da execução de atividades práticas de Música e Terapia Vibracional num período de um ano (2023) com os alunos (as) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilberto Jorge localizada na zona sul de POA/RS. A partir desse estudo é possível afirmar que a arte com suas múltiplas linguagens artísticas, a Música e a Terapia Vibracional que se constituem por uma abordagem de educação transdisciplinar são fundamentais no processo de educação e formação do leitor no ensino fundamental, uma vez que oportunizam conhecimento, saberes, o despertar da criatividade, dos processos criativos, da imaginação através da Educação do Sensível (Parode, 2004)),o desenvolvimento da sensibilidade e o desenvolvimento humano desde a infância, além disso, que a transdisciplinaridade enquanto abordagem que está entre, através e para além da disciplina, paradigma que transcende a visão cartesiana e linear, o modelo tradicional de educação, efetivamente e diretamente ligada com a vida, possibilita uma educação para Inteireza do Ser (Parode,2004) e ampliação de sua consciência .A pesquisa realizada constata ainda, que a espiritualidade trabalhada na formação de crianças, por uma pedagogia sistêmica no ensino fundamental é processo que pode implicar numa postura estética, ética e epistemológica de compromisso com a verdade do Ser ao longo de sua jornada evolutiva, podendo gerar seres adultos não mais com uma visão rasa, antropocêntrica, mas com uma visão de ecologia profunda(Capra, 2008), tão urgente e necessária na contemporaneidade.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-021