Resumo
O objetivo geral deste trabalho consiste em apresentar um framework contendo as etapas que viabilizam a implementação do Marketing de Serviços Públicos. O Marketing de Serviços Públicos pode ser aplicado às ações de instituições governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, com impacto direto na qualidade de vida da população, onde o setor público busca facilitar o acesso a serviços públicos, atendendo às necessidades sociais de maneira eficaz. Portanto, segundo Cezar (2019), a principal função do Marketing de Serviços Públicos é permitir que a sociedade tenha um papel mais participativo da vida pública e goze de seus direitos como cidadãos, tendo acesso a todas as áreas de políticas públicas. O método adotado nesta pesquisa de campo, foi o júri de especialistas, que segundo Davis (1992) é amplamente utilizado para avaliar instrumentos e procedimentos. O uso de opinião especializada em pesquisas qualitativas visa verificar informações mais precisas, a fim de desenvolver ou melhorar os questionários usados para coletar dados, bem como roteiros de implementação de atividades gerenciais. As variáveis determinantes para implementação do Marketing de Serviços Públicos compuseram o framework, submetido a um júri de especialistas, para complementação e validação da pesquisa de campo e é apresentado como produto para este trabalho. Os resultados oferecidos pelas respostas dos especialistas foram analisados, verificando uma expressiva concordância com a composição do framework submetido à avaliação. Observou-se que a maioria dos comentários apresentados referendavam a aceitação do texto original. Devido à sua pertinência, quatro sugestões foram incorporadas à composição do framework. Sendo assim, há uma contribuição à academia e ao setor de Administração Pública acerca desta aplicação não convencional de Marketing, denominada Marketing de Serviços Públicos, no conjunto do arcabouço teórico e framework apresentado.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-033